Homilia Quarta-Feira da I Quaresma | Ano C

Gente ruim

Quarta-feira – I Quaresma – C – Jn 3,1-10; Sl 50; Lc 11,29-32

Quem ousará dizer que Jesus não está certo em suas afirmações? Uma delas é a seguinte: “Essa geração é uma geração má” (Lc 11,29). Quanta hipocrisia! Parecem até que querem fazer uma nova constituinte, manipular pela educação, implantar o socialismo comunista, promover ideologia de gênero e a luta contra a família, ensinar sexo às crianças nas escolas, liberar drogas e tantas outras maldades e depois ficam com um discursinho pacifista e de humanismo. Como não têm com o que atacar, utilizam argumentos que tocam o sentimentalismo dos brasileiros: coitados, dizem alguns, eles se amam; pobrezinhas, dizem outros, todo mundo faz; que coisa tão lógica, afirmam os terceiros, é respeitar a liberdade das crianças. Meu Deus! Quanta absurdidade! E ainda ficam citando a Bíblia em alguns casos.

Não, você e eu não podemos cair nessas armadilhas. Tampouco no que se refere às doutrinas que tentam combater diretamente a fé católica. Estejamos firmes. Tampouco ficaremos por aí provando as coisas na Bíblia. Não somos luteranos nem outros tipos de crentes e, portanto, a única fonte da verdade para nós não é a Sagrada Escritura. Não professamos as doutrinas protestantes da “sola Scriptura” nem acreditamos que a razão humana seja a “prostituta do diabo”, como assim pensava Martinho Lutero.

Por vezes alguns são contra o armamento, mesmo com todas as medidas de cautela, porém esses mesmos cristãos não se dão conta de que os guardas que protegem o Papa não têm armas de brinqued das quais saem florezinhas contra os inocentes bandidos. Mais ainda: se o Brasil for atacado, um presidente não tem o direito de defendê-lo com as forças armadas? Você acha que um pai de família que está dormindo tranquilamente com sua família e é atacado em sua própria casa não pode estar armado? Parece que somente os bandidos devem ter com que atacar?!

Por favor, não me confundam cristianismo com pacificismo. Sim, sou herdeiro de São Domingos de Gusmão que derrotou os cátaros hereges; dos Cavaleiros Templários com suas espadas nas mãos; de Torquemada contra as heresias medievais; de São Bernardo de Claraval cujas páginas de sangue são tão belas quanto aquelas do mais belo amor inflamado à Virgem Maria; dos Antigos Cruzados em defesa da Terra Santa. Sou igualmente herdeiro de S. Francisco de Assis com a sua mensagem de paz; de S. Teresinha do Menino Jesus com seu pequeno caminho de amor; de São Josemaria Escrivá a me ensinar a santidade na vida ordinária; de São João Paulo II a defender a família e a vida humana em todos os seus momentos; de São Maximiliano Maria Kolbe a dar a vida por um pai de família.

Porque ver contradição nos contrários? Só alguém a quem lhe falte um pouco de lógica confundiria o contraditório com o contrário. Tenho que admitir, contudo, que é certo que não estamos em tempos lógicos, muito menos sensatos. Devo concluir como comecei, citando Nosso Senhor: “Esta geração é uma geração má” (Lc 11,29).

Padre Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros