Homilia Quarta-Feira da 3ª Semana do Advento | Ano C

Audição frutuosa

Quarta-feira do Advento – C – Is 45,6-25; Sl 84; Lc 7,19-23

“Ouvirei o que o Senhor Deus diz, porque ele fala de paz, ao seu povo e seus fiéis” (Sl 84,9). É assim mesmo? Temos a atitude de escuta da Palavra de Deus, sabendo que seu fruto é a paz? A Escritura diz que “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19) e que “sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2,51). Maria, Mãe de Deus – porque Jesus é Deus – pensava e repensava nos acontecimentos da história da salvação, da qual o seu Filho é o centro e ela está profundamente inserida. A meditação de Maria é uma meditação de Mãe, ela pensa no seu Filho continuamente. E como bem se sabe, as mães têm uma espécie de sexto sentido.

Não faz muito tempo, um jovem rapaz teve que ficar cuidando da sua sobrinha de tão somente dois anos enquanto a sua irmã ia ao supermercado. No começo, tudo ia muito bem: ele fazia coisas engraçadas e a criaturinha ria, ele inventava joguinhos e a pequena se divertia, ele pulava feito um macaco e a menina dava gargalhadas. O tempo foi passando e mãe da criatura ia demorando. Acabaram-se todas as artimanhas daquele tio desejoso de fazer feliz a sobrinha. Num certo momento, a pequena olhou para o tio, fez cara de choro e abriu a bocarra, ou melhor, boquinha, e chorou a gritos. O jovem tio ficou desconcertado, procurou consolar a sobrinha desconsolada e… nada! Perguntava-se o nosso jovem de onde saia tanta potência para gritar e tanta água para chorar de uma criatura tão pequena. Estando na lida para procurar calar a sobrinha, toca a campainha. O nosso jovem quase reza para que seja a sua irmã de volta. E era! Mas quando a pequena viu a mãe, em vez de calar-se e correr para os seus braços, chorou com mais veemência. A mãe, no entanto, olhou para a criaturinha, observou com carinho e disse: “ah, já sei, você quer um biscoito”. Deu o biscoito e choro cessou. O tio, do outro lado, se perguntava: “como é que eu fui tão tonto? Era só isso? Um simples biscoito?”

As mães intuem, sabem, tem o sentido mais profundo da realidade. Nossa Senhora é especializada na vida de Jesus. Ela é mãe. Peçamos a ela que nos ensine o que é meditar o que aconteceu com o Filho de Deus e Filho de Maria. Na escola de Maria, ouviremos o Senhor, viveremos caminhos de paz e serenidade e descobriremos as maravilhas de Deus na nossa vida quais sinais e efeitos do seu amor por nós: a recuperação da nossa visão espiritual, a nossa ressurreição para a vida da graça, a extirpação da lepra dos nossos pecados, a capacidade de escutar a Deus e os irmãos e o dom de falar de tal maneira que todos possam entender os projetos de Deus (Lc 7,22).

Padre Françoá Costa

E-mail: [email protected]
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros