Eleitos os novos presidentes das Comissões da CNBB

Os 12 presidentes das Comissões, juntamente com os membros da Presidência, formam o Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (CONSEP):

1- Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial – bispo de Ponta Grossa (PR), dom Sérgio Arthur Braschi .

2- Comissão para a Animação Bíblico – Catequética – arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergman

3- Comissão Episcopal para a Vida e a Família – bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini (Natural de Fermo, na Itália tem 65 anos. Foi ordenado padre em 1975 e bispo em 2005. É doutor em Ciências Sociais.)

4- Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato – dom Severino Clasen bispo da diocese de Araçuaí. Foi membro da Comissão que elaborou as Diretrizes para a Evangelização aprovadas pelos bispos na última segunda-feira. Ele foi eleito com 205 votos do segundo escrutínio. Dom Severino é catarinense de Petrolândia, tem 56 anos. É franciscano, ordenado padre em 1982 e bispo em junho de 2005.

5- Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada – arcebispo de Palmas, no Tocantins, dom Pedro Brito Guimarães,  A eleição aconteceu no segundo escrutínio, quando dom Pedro recebeu 162 votos e sucederá ao bispo de Santarém (PA), dom Esmeraldo Barreto de Farias. A duração do mandato é de quatro anos.

6- Comissão Episcopal para a Comunicação Social – O arcebispo eleito de Campo Grande (MS), dom DimasLara Barbosa é o presidente da recém-criada Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social. Ele foi eleito, nesta quinta-feira, 12, com 145 votos. Esta é uma nova Comissão, desmembrada da Educação e Cultura. Dom Dimas, cujo mandato para Secretário Geral da CNBB termina nesta Assembleia, sucederá ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que presidiu a Comissão por dois mandatos consecutivos.

7- Comissão Episcopal para a Educação e Cultura – O bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura. A eleição foi realizada ontem e o resultado foi divulgado na abertura da primeira sessão de trabalho da 49ª Assembleia da CNBB, desta quinta-feira, 12. Da Comissão para a Educação e Cultura foi desmembrada o Setor de Comunicação Social, que se tornou uma Comissão própria.

8- Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé – o presidente da Comissão para a Doutrina da Fé é o arcebispo de Teresina (PI), dom Sérgio da Rocha.

9- Comissão Episcopal para o Ecumenismo – O bispo de Pesqueira (PE), dom Francisco Biasin, é o novo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB. Italiano de Arzercavalli-Pádua, dom Francesco sucederá a dom José Alberto Moura.

10- Comissão Episcopal para a Liturgia – o presidente, nos próximos quatro anos será o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Armando Bucciol.

11- Comissão Episcopal para a Caridade Justiça e Paz – O bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Antonio Werlang, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz. Dom Guilherme sucede a dom Pedro Luiz Stringhini.

12- Comissão Episcopal para a Juventude – Foi eleito na manhã de hoje, 12, o presidente da recém-criada Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. O escolhido foi o atual responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, que é bispo auxiliar de Campo Grande (MS). A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude é uma nova Comissão, desmembrada da Comissão Episcopal para o Laicato.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros