Sexta-feira, 08/12/2022
Solenidade da Imaculada Conceição
Gn 3,9-15.20/ Sl 97(98)/ Ef 1,3-6.11-12/ Lc 1,26-38
- Alegria da graça
São Gabriel anunciou João Batista a Zacarias, e Jesus à Maria. As primeiras palavras do Anjo para Zacarias foram “não temas”; à Maria: “Alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,28). O começo da nossa Ave-Maria foi dito por um mensageiro do céu e é um convite à alegria no estupor da graça. Posteriormente, quando Maria começa a ficar pensativa, Gabriel lhe fala com um tom sereno: “não temas” (Lc 1,30). Quem reza evita a tristeza (cf. Tg 5,13), quem reza a Ave-Maria fica feliz.
Além disso, fica essa incógnita: como alguém poderia ter resistência em rezar a Ave-Maria quando um anjo do Senhor a inventou e a pronunciou pela primeira vez? Foi uma inspiração de Deus o fato de São Domingos de Gusmão ter-nos ensinado a dizer várias vezes a saudação angélica. São Domingos recebeu o Santo Rosário de Nossa Senhora para combater a heresia albigense e para propagar a fé. O saltério de Nossa Senhora foi a arma que Deus quis usar durante os séculos para reformar o mundo.
Maria é cheia de graça, toda ela é bela, formosíssima. Assim como a beleza se opõe à feiúra e a graça se opõe à desgraça, Maria se opõe ao pecado. Agraciada pelo Senhor como imaculada Conceição, nenhum tipo de pecado encontrou lugar nela. A Santíssima Virgem Maria é presença da santidade de Deus em nosso mundo. Quem vive na graça sempre é morada de Deus; por isso o anjo diz a Maria: “o Senhor está contigo”. Podemos pedir nesta solenidade da Imaculada Conceição: Minha Nossa Senhora, minha Mãe, que eu sempre viva na graça, não permitas que eu cometa um pecado mortal; que nós, os filhos de Deus tenhamos sempre uma vida limpa para que as três Pessoas da Santíssima Trindade tenham sua morada na nossa vida agraciada.
Pe. Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta