Homilia Sábado da 2º semana do tempo comum | Ano C

Enlouqueceu?

Sábado, 2ª Semana do Tempo Comum – C – 2 Sm 1,1-27; Sl 79; Mc 3,20-21

Eles diziam de Jesus: “Enlouqeceu!” (Mc 3,21). Será que vão dizer que eu enlouqueci se eu anunciar que há um só Deus em três Pessoas (Pai e Filho e Espírito Santo); portanto não somente o politeísmo é ilusão, mas também o é toda religião monoteísta que permanece fechada à Trindade das Pessoas divinas? 

Será que dirão que fiquei louco se eu afirmar que há um só salvador, o Senhor Jesus Cristo; portanto não adianta procurar salvadores em tantas coisas, pois seu coração continuará vazio e, se quiser preenchê-lo, de verdade, mais cedo ou mais o entregará a Jesus? Mais ainda: e se eu professar a fé segundo a qual Jesus Cristo é o Filho de Deus, Nosso Senhor dirão que fiquei louco? Certamente, estão errados aqueles que ousam colocar Jesus Cristo lado de Buda ou Maomé, como se fossem iguais. Jesus Cristo é Deus, aqueles não o são. Logo, a diferença é, simplesmente, transcendental. Dirão que eu fiquei louco?

Quiçá dirão que você também enlouqueceu se professar que  o batismo continua a ser necessário para a salvação. Portanto, estão errados aqueles que omitem esse sacramento às criancinhas. Certamente dirão que você é um intolerante se falar que há uma só religião verdadeira, o cristianismo; portanto todas as outras são falsas. Necessariamente, há uma só Igreja Cristã verdadeira, que é a Católica; portanto todas as outras igrejas e comunidades eclesiais nada mais são que cismas históricos e/ou caprichosos.

Será muito crítico se afirmarmos que a Igreja é Una, Santa, Católica e Apostólica. Se as pessoas têm a coragem de afirmar várias igrejas e também têm a ousadia de afirmar que a igreja é santa e pecadora, porque não falam também que ela é acatólica e não-apostólica? Quando a pessoa quer ser herege, deve ser pelo menos coerente. Portanto, o herege que não é inteligente não é um “bom” herege. A Igreja continua sendo Una, mesmo que alguns cristãos tenham se separado dela; Santa, mesmo que nela haja pecadores; Católica, por mais que diminua em qualidade e em número; Apostólica, por mais que alguns queiram se desligar da Fé dos Apóstolos.

Enfim eu teria no total umas 95 teses para continuar a afixar nesse texto, mas vamos deixar por aqui, porque já devem estar achando absurda essa reflexão de hoje…

Padre Françoá Costa
Instagram: @padrefcosta

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros