Leitura Recomendada

[c] - Curso sobre direção espiritual

Curso sobre direção espiritual

Manoel Augusto Santos

Escrito para ser um auxílio aos que dão direção espiritual e aos que a recebem, para que aprofundem alguns temas relevantes da vida cristã, este livro também pretende despertar o desejo de levar muito a sério esse meio de santificação de grande valor.

[c] - 5

O Senhor

Romano Guardini

Guardini reúne várias homilias do autor proferidas na missa dominical ao longo de quatro anos sobre a pessoa de Jesus Cristo. Não são investigações científicas, nem históricas, nem teológicas, mas simples meditações espirituais que pretendem apenas cumprir, na medida de suas possibilidades, a missão de que o próprio Senhor encarregou os seus: anunciá-lo e anunciar sua mensagem.

[c] - Acompanhar no caminho matrimonial

Acompanhar no caminho matrimonial

Francisco Javier Insa Gómez

Na exortação apostólica Amoris laetitia, o Papa Francisco falou da pastoral matrimonial como uma apresentação do Evangelho da Família, que mostre valores como “generosidade, comprometimento, fidelidade e paciência” (n. 5). Este livro é um compilado de 11 artigos que foram apresentados no “Curso sobre acompanhamento pastoral no caminho matrimonial”, em Roma.

[c] - Acompanhar, discernir e integrar

Acompanhar, discernir e integrar

Santo Afonso Maria de Ligório

O autor estuda a proposta teológico-pastoral de Santo Afonso Maria de Ligório, doutor da Igreja e patrono dos moralistas e confessores, procurando nela uma chave de leitura para compreender como os três verbos poderiam ser colocados em prática no exercício do ministério do confessor.

[c] - Amar e ensinar a amar

Amar e Ensinar a Amar

Francisco Javier Insa Gómez

Esse livro discorre sobre os vários aspectos da formação da afetividade nos candidatos ao sacerdócio. Ele pretende ser uma ferramenta prática para que os vários protagonistas na direção dos seminários possam ajudar os candidatos a amar a Deus e aos homens com um coração cada vez mais limpo. Assim, a partir da sua própria experiência, os sacerdotes poderão ensinar as pessoas que buscam sua ajuda espiritual a crescer nesse amor.

[c] - Ars Praedicandi

Ars Praedicandi

Alberto Gil e Sergio Tapia Velasco

A importância do ministério da pregação e as muitas dificuldades que passam os pregadores levaram os autores a percorrerem a teoria e a prática da arte de pregar; baseando- se em documentos da Igreja, na experiência pessoal, na oratória e retórica clássicas e em questões modernas de comunicação. Aqui o leitor encontrará diversas ferramentas para comunicar, com beleza e clareza, o Logos divino.