Homilia do Padre Françoá Costa – XIV Domingo do Tempo Comum – Ano C

Ide… com Pedro!

 

Hoje, no Evangelho, escutamos o envio: Ide! Mas, logo a seguir, o Senhor fala que nós iremos como cordeiros para o meio dos lobos. Quanto perigo! Contudo, não precisamos temer porque vamos bem unidos ao nosso Pastor Jesus e ao seu vigário aqui na terra, o Papa. Convençamo-nos: somente conhecendo Jesus na fé pela oração e escutando a sua voz como ovelhas do seu rebanho, saberemos discernir a voz e a face do Senhor e o reconheceremos. Seremos fortes em Deus e evangelizaremos. Hoje eu gostaria de insistir um pouco mais na nossa união com o Santo Padre.

Ireneu de Lião (+200 d.C.) escreveu os famosos quatro livros Contra as heresias. Estamos falando, portanto, de um documento do século II. Pois bem, nesse contexto, Ireneu fala que a Tradição dos Apóstolos foi manifestada ao mundo inteiro e que os apóstolos tiveram sucessores à frente das diversas igrejas. “Mas visto que seria coisa bastante longa elencar, numa obra como esta, as sucessões de todas as igrejas, limitar-nos-emos à maior e mais antiga conhecida por todos, à igreja fundada e constituída em Roma, pelos dois gloriosíssimos apóstolos, Pedro e Paulo” (III, 3,2). Essas palavras nos mostram a importância que os primeiros cristãos davam a Roma por causa de Pedro e Paulo. A seguir, Ireneu nos oferece a lista dos sucessores de Pedro: Lino, Anacleto, Clemente, Evaristo, Alexandre, Sisto, Telésforo, Higino, Pio, Aniceto, Sóter. Logo após, ele nos dá notícia de que em seu tempo o sucessor de Pedro, isto é, o Papa, era Eleutério. Finalmente, termina o texto da seguinte maneira: “Com esta ordem e sucessão chegou até nós, na Igreja, a tradição apostólica e a tradição da verdade” (III,3,3).

A Igreja não é, como dizia um autor, uma sociedade de livres pensadores, mas o rebanho de Cristo que escuta a sua voz. É nos seus sucessores que Pedro continua sendo kefa (pedra) e é unidos ao Papa que nós continuaremos firmes quais elos de uma corrente que transmitem às gerações que virão a fé em toda a sua santa integridade. Transmiti-la-emos não segundo os nossos caprichos, mas segundo a voz de Cristo que se materializa, se visibiliza, na voz do sucessor de Pedro, atualmente o Papa Francisco. Para conhecer Cristo em toda a sua plenitude, é preciso pertencer ao rebanho de Cristo, está firme na Igreja. Desta maneira, reconheceremos a voz do Pastor, de Cristo. Dizia S. Ambrósio, no século IV, ubi Petrus ibi Ecclesia, isto é, onde está Pedro aí está a Igreja. E, temos certeza, onde está a Igreja aí está Cristo.

Pe. Françoá Costa

Facebook
Twitter
LinkedIn

Biblioteca Presbíteros